ÉTICA E MORALIDADE

ÉTICA E MORALIDADE

HUBERTO ROHDEN – DE UMA PALESTRA

A moralidade não é ética. Embora os dicionários não façam distinção, em filosofia nós temos que ser rigorosos. A moralidade é de acordo com as leis humanas vigentes num país ou na época. E muda muito a moralidade de um país por outro país e de um tempo para outro tempo.

Outrora, os espartanos achavam moralidade jogar fora as crianças defeituosas e conservar só as crianças perfeitas quando nasciam. Isto na Esparta era considerado moralidade legal amparada pela lei. Matavam as crianças defeituosas e conservavam as crianças perfeitas porque queriam uma nação de raça forte e achavam que isto era moralidade.

 Hoje em dia nós praticamos outra moralidade, achamos que isto é imoralidade – matar uma criança inocente por não ser perfeita.

Não vamos confundir isto com a ética. A ética nada tem que ver com leis humanas. A ética é cósmica. A ética tem que ver com as eternas e imutáveis leis cósmicas.

E como se manifesta esta ética?

Vamos apenas nomear quatro pontos cardeais da ética: harmonia com a verdade, com a justiça, com a honestidade e com a fraternidade universal. Isto é ética.

Ninguém vai justificar a mentira, a injustiça, a desonestidade e a crueldade para com os outros. Isto é ética universal, todos aceitam.

Não se esqueça: a consciência de cada um de nós é o locutor das leis cósmicas.

O homem não pode dizer ‘eu não sei quais as leis cósmicas’ – ele não precisa comprar nenhum livro para saber como é. Não está escrito em nenhum livro a ética cósmica. Está escrito na consciência de cada um que ele deve ser verdadeiro, justo, honesto e amigo da fraternidade universal.

 Isto ele não precisa de nenhum manual de ética. Pode ser analfabeto em tudo e praticar a ética cósmica porque esta não está nos livros, isto está no coração, na alma, na consciência de cada um.

Quando alguém obedece ao imperativo da ética que está em sua própria consciência, ele realiza neste mundo uma realização existencial. Isto é realização existencial ou autorrealização que é viver em perfeito acordo com os pontos cardeais da ética cósmica. Realização existencial – vamos chamar isto.

Se alguém falta com estes pontos cardeais, da verdade, da justiça, da honestidade, da fraternidade, o que acontece?

– Frustração existencial.

One response to this post.

  1. Posted by Marcelo BC on 06/09/2015 at 20:43

    Muito lindo, perfeito, íntegro !

    Parabéns, Marcelo

    Responder

OBRIGADA A TODOS QUE VISITAM, LEEM E COMENTAM ESTE BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: