GRANDES VERDADES

(De uma palestra de Huberto Rohden)

      Se vocês quiserem dizer uma grande verdade, digam bem baixinho porque dizer alto é perigoso. E não digam isso na praça, na rua, digam isto a uma pessoa ou duas pessoas avançadas. Então não faz mal. Mas se vocês disserem isso em público, então vocês estão hereges. Porque heresia não quer dizer falta de verdade.

      Heresia quer dizer uma verdade inoportunamente publicada. Uma heresia é uma verdade geralmente que foi publicada fora do tempo e diante de pessoas que não estavam em condições de aceitar essa verdade.

      Vocês sabem, alimento e veneno no fundo são a mesma coisa. Alimentos e venenos não são contrários. Vocês podem alimentar-se de arsênico. É um veneno terrível, arsênico. Se vocês tomarem cada dia uma dose mínima de arsênico não vão morrer por causa de arsênico. Até vão alimentar-se, arsênico é alimento. Mas se vocês tomarem uma colher inteira de arsênico vão morrer.

            Quer dizer, as grandes verdades devem ser tomadas em doses mínimas, mas se vocês dão em doses muito fortes vocês matam uma pessoa. Matam a quem? Matam aquele que não é capaz de assimilar esta verdade. Uma verdade não assimilável é veneno. Uma verdade assimilável é verdade.

             Então, Paulo de Tarso disse no 1o século: aos infantes em Cristo que há entre vós em Corintos, (aos infantes em Cristo, as crianças do mundo espiritual) eu lhes dei leite para beber. Aos adultos em Cristo eu lhes dei comida sólida.

            Imaginem! Ele diz: aos atrasados deve-se dar leite para beber, como são crianças que não podem assimilar coisa forte, mas se alguém é muito avançado em espiritualidade pode dizer grandes verdades, não faz mal. Grandes verdades são alimentos para o mundo espiritual, mas, são venenos para o mundo atrasado.

* * *

Nota pessoal:

No momento atual do nosso país vivemos num mundo de mentiras. As pessoas têm medo de dizer a verdade porque certamente serão punidas. Na delação cada um diz que o outro está mentindo. Mas, é certeza que um deles não está dizendo a verdade.

Ah! Se os juízes em vez de códigos penais usassem a sabedoria de Salomão…

OBRIGADA A TODOS QUE VISITAM, LEEM E COMENTAM ESTE BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: