INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

parabola

(Extraído de uma palestra de Rohden, dada no Rio de Janeiro em 1973)

     Se entregarmos a uma criança da escola primária uma das obras da literatura internacional – A Divina Comédia de Dante, Fausto de Goethe ou um drama de Shakespeare e pedirmos à criança que nos dê seu parecer sobre esses livros, a criança vai dizer que esta letra é mais bonita do que a outra, que gosta mais do A do que do B… E, se os livros forem impressos em cores, vermelho ou azul, vai dizer que o vermelho é mais bonito do que o azul. Essa á a opinião da criança. Não vai saber nada do conteúdo do livro. Vai se referir ao corpo do livro, ignorando a alma. Isto é natural para a criança.

    Se entregarmos um dos livros a um adolescente de 15 anos, pedindo um parecer sobre o livro, o adolescente vai dizer que essa frase está melhor construída do que a outra; tem sujeito, objeto e predicado. A gramática está certa, a sintaxe está certa e dirá que gosta mais do estilo de Dante ou do de Goethe. Ele vai analisar intelectualmente os livros.

     Mas, se entregarmos esses livros a um gênio intuitivo, não vai se referir à letra, nem à gramática, nem à sintaxe. Ele vai intuir a alma da Divina Comédia, do Fausto ou do drama de Shakespeare.

     É o nosso caso com as parábolas. A humanidade em grande parte é infantil, vai analisar as palavras empiricamente, fisicamente. Outros vão analisar as palavras intelectualmente, analiticamente. Talvez a humanidade esteja no segundo caso agora.

     Mas as parábolas não têm este sentido, nem físico, nem intelectual. São a mais alta e a mais profunda sabedoria cósmica.

(Rohden continua numa maravilhosa visão sobre a Parábola das 10 virgens)

 

One response to this post.

  1. Posted by Jorge Mendes Ferreira on 15/02/2017 at 23:16

    VALEU, GRANDE PROF….. ROHDEN NÃO PERDE A OPORTUNIDADE DE ESTAR À FRENTE DOS TEMPOS E DOS TEMPLOS. NAMASTÊ GERAL…..

    Responder

OBRIGADA A TODOS QUE VISITAM, LEEM E COMENTAM ESTE BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: