FANATISMO E ENTUSIASMO

entusiasmo

Texto de Rohden referindo-se ao suicídio em massa que houve em 1978 nas Guianas. O tema é bem atual, pois ainda acontece hoje  entre o povo judeu e islâmico.

   De maneira que aqueles assassinatos ou suicídios que ocorreram ultimamente nas Guianas, foram todos por motivo de fanatismo religioso, quer dizer por uma aberração religiosa.

    Tudo isto que estamos lendo e ouvindo hoje, prova que a humanidade ainda não se convenceu da coisa fundamental de que não adianta ter religião, é preciso ser religioso.

     Enquanto se tem a religião, podemos ser fanáticos, mas o fanatismo só se dirige às periferias da religião, ele nunca se dirige ao centro da religião. Não podemos ser fanáticos da alma da religião. Quem se suicida por religião não é religioso. Tudo isto é falta de autoconhecimento e falta de autorrealização.

      O fanatismo só existe lá onde não existe religiosidade.

   Na religiosidade não há fanatismo, há entusiasmo. Muita gente confunde fanatismo com entusiasmo. Favor não confundir!

    O que é fanatismo e o que é entusiasmo? Vamos investigar um pouco o sentido destas duas palavras, a etimologia das palavras.

    Fanatismo vem de fantasma. Se alguém anda atrás de um fantasma, então ele é fanático. Fantasma é uma ilusão. Eu posso ser fanático duma ilusão, mas eu não posso ser fanático da verdade!

    Quando eu vou atrás da verdade, vou atrás de Deus, que é a verdade, então eu não sou fanático, eu sou entusiasta.       O que é entusiasmo? Duas palavras gregas deram origem à palavra entusiasmo: en + theos, literalmente: “em Deus”. Entusiasta é quem vai à direção de theos, de Deus! Não de um fantasma, este é fanático, ou ainda “fan”. Fan ou fanático é quem vai atrás de fantasmas, de ilusões.

     Podemos ser fanáticos do corpo de uma religião, mas não podemos ser fanáticos da alma de uma religião. Da alma duma religião seremos entusiastas e isto é necessário. Quem não tem entusiasmo por nada, não realiza nada, podem estar certos. O entusiasmo dá forças.

   Futuramente, estas coisas que nós chamamos de teologia, igreja, etc, não serão necessárias, mas serão úteis – estas coisas externas são úteis. Nos livros sagrados, por exemplo, não só na Bíblia, mas também na Bhagavad Gita e em outros livros sagrados, há a experiência profunda religiosa de alguns.

   Homens que conseguiram profunda experiência da alma da religião, da religiosidade não são fanáticos, são entusiastas.

Nota:

Há também fanatismo nas ideologias, na política…

E há entusiasmo pelo grande ideal da sua própria  autorrealização.

 

4 responses to this post.

  1. Posted by Lilian Aparecida Gomes Pereira on 05/05/2016 at 17:30

    Eu é que lhe agradeço nos proporcionar tão belos momentos com o nosso querido prof. Rohden. Sempre tão inteligente, lúcido atual. Isso é o resultado do que ele sempre nos ensinou: Não há outro caminho que o da auto-realização, Ou como o Divino Mestre ensinou: Apenas uma coisa é necessária!.Um forte abraço, Iris.

    Responder

  2. Posted by Sergio on 06/05/2016 at 9:52

    Entre muitos fanáticos e alguns entusiastas, vamos buscando o caminho por vezes solitário da autorrealização em Deus.

    Responder

  3. Obrigada Eliana! O abraço é mútuo. Tenho prazer em fazer este trabalho e estou sempre aprendendo e aprimorando.

    Responder

  4. Posted by Alexandre Bittencourt Bueno on 06/05/2016 at 10:26

    Pecado é a ilusão de uma existência longe de Deus.Esta frase de Maharshi,depois de inteligida por qualquer pessoa, mostra quanto a sociedade marcha em sentido contrário ao seu destino.O FANATISMO assim, passa a ser aquela bela miragem que se faz real, no meio da marcha inócua do homem, rumo a lugar nenhum.
    (Inteligir é um verbo que o prof. Rohden comenta em uma das suas palestras que gostava muito de usar em seus livros).

    Responder

OBRIGADA A TODOS QUE VISITAM, LEEM E COMENTAM ESTE BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: