MENSAGEM DO CRISTO OU CRISTIANISMO?

Mensagens

POR HUBERTO ROHDEN (de uma palestra)

A mensagem do Cristo não é cristianismo. Nietzsche, o grande filósofo do super-homem na Alemanha, no princípio deste século, disse: “se o Cristo voltasse em nossos dias ele faria uma declaração pública à humanidade, que seria o seguinte:cristãos de todos os países e de todas as igrejas do mundo sabei que eu não sou cristão, eu sou o Cristo”.

Schweitzer diz que nós inventamos um soro chamado teologia cristã – um soro – fala como médico – injetamos este soro nos cristãos, e quem é vacinado com o soro do nosso cristianismo está imunizado contra o espírito do Cristo. São palavras de Albert Schweitzer, filho dum pastor evangélico e ele mesmo doutor em teologia. Esta a situação!

Mahatma Gandhi, o grande libertador místico da Índia, foi visitado por muitos missionários cristãos católicos e protestantes, para o converterem ao cristianismo. Nunca aceitou o cristianismo. Declarou a todos os missionários: “- meus amigos, eu aceito o Cristo e o seu Evangelho, eu não aceito o vosso cristianismo”. Declaração de falência!

Abraão Lincoln, o grande presidente dos Estados Unidos, o presidente mártir, pacificador da guerra civil, reunificador dos Estados Unidos que estavam divididos em dois. Abraão Lincoln nunca pertenceu a nenhuma igreja cristã. Há centenas de igrejas cristãs nos Estados Unidos. Perguntaram:

– Lincoln, por que é que o senhor não se filia a uma das igrejas cristãs do seu país?

Lincoln respondeu: “- eu vou pertencer à igreja cristã que se guiar pelos dois grandes mandamentos do Cristo, amor de Deus e do próximo, mas esta igreja não existe nos Estados Unidos. Por isso eu não posso ser filho desta igreja”. Declaração de Abraão Lincoln, um santo, um místico…

4 responses to this post.

  1. Posted by Sergio Cavalini on 17/08/2015 at 23:42

    O missionário Stanley Jones foi a India para ensinar o cristianismo teológico aos hindus, e voltou convicto que eles tinham muito mais a oferecer ao ocidente cristão do que o contrário.
    Quantos desses líderes espirituais da atualidade seriam tão sinceros e verdadeiros quanto foi Stanley Jones?

    Responder

  2. Posted by João Ricardo Pereira on 18/08/2015 at 10:42

    Iris gostei do texto, principalmente de como o Prof.Rohden aborda esta farsa em que se escondem as religiões, embora necessárias, vendem o Cristo como a verdadeira Cristicidade. É hora pois de despertar os corações e mentes desta hipnose coletiva e renascer para o Cristo e o seu Evangelho que esta na alma do Sermão da Montanha.
    Fraternalmente João Namasté

    Responder

  3. Tudo leva a quer que uma nova era está surgindo para reatar o fio da mensagem do Cristo e dos grandes Mestres. A contribuição da filosofia da Índia, do Taoismo e do budismo invadindo o Ocidente traz esclarecimentos para a vida verdadeira.

    Responder

  4. Posted by Alfredo Marcos (Jacareí-SP) on 05/10/2015 at 15:05

    O Prof. Rohden é um visionário, estava à frente do nosso tempo. Por outro lado, o ocidente cristão, digamos assim, com todo respeito, “inventou o cristianismo” que tem seus méritos a meu ver, mas incorreu e incorre ainda num reducionismo, o de entender que a sua tradição (a cristã) é a melhor e o “único caminho”. A meu ver… há muitos e diversos “caminhos” de espiritualidade. Neste sentido, Jesus (ou Cristo), torna-se nessa abordagem um bom e belo “caminho” mas não o único e nem o melhor, mas um belo e bom caminho… há outros “caminhos” também belos…
    Abraço, Alfredo!

    Responder

OBRIGADA A TODOS QUE VISITAM, LEEM E COMENTAM ESTE BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: