PONTO FIXO

Alavanca

Rohden citando a felicidade:

    Um grande filósofo grego Arquimedes, que também era matemático dizia: dai-me um ponto fixo no universo, eu deslocarei todo o universo dos seus eixos.

    Muitos acham isto estranho. Mas Arquimedes sabia muito bem: se eu encontrasse um ponto fixo no universo em que eu pudesse assentar a alavanca, eu tinha poder sobre todo o resto do universo. Porque a alavanca que ele inventou – ele é inventor da alavanca e de muitas outras coisas úteis – sabe, sem ter um ponto fixo não se pode levantar um peso com a alavanca.  Quem não pode assentar a alavanca num ponto imóvel não pode mover um peso. Arquimedes sabia disto da sua filosofia: dai-me um ponto fixo no universo, eu terei poder para deslocar todo o universo dos seus eixos. Mas não existe nenhum ponto fixo no universo físico.

    Tudo flui, tudo é relativo, tudo está em permanente movimento. Ponto fixo no universo físico não existe, mas no universo metafísico existe. O nosso Eu, a nossa substância, a nossa alma é para nós um ponto fixo. Aqui podemos assentar a alavanca e temos poder sobre todas as coisas lá fora, sobretudo temos o poder sobre a nossa própria felicidade.

    Eu me faço feliz, ninguém me faz feliz ou infeliz, isto é do Eu. Todos me fazem sofrer ou gozar, mas ninguém me pode fazer feliz ou infeliz.

OBRIGADA A TODOS QUE VISITAM, LEEM E COMENTAM ESTE BLOG.

