GAUTAMA SIDARTA EM BUSCA DE SI MESMO

Buda

(extraído duma palestra de Rohden. A palestra completa pode ser enviado por e-mail – ihgomes@hotmail.com)

Altas horas da noite num palácio real da Índia, 600 anos antes da era cristã… No interior do palácio levanta-se da cama um jovem, o jovem príncipe Gautama Sidarta.

Levanta-se o jovem príncipe hindu Gautama Sidarta em absoluto silêncio, sai do palácio para não acordar a jovem esposa que continua dormindo. Sai do palácio real da Índia sem nada. Apenas uma tanga – nem a roupa do corpo levava. Apenas uma tanga saiu do palácio real. E nunca ninguém mais soube do Gautama Sidarta durante 16 longos anos.

Ninguém descobriu o seu paradeiro. Gautama Sidarta, o jovem príncipe errava pelas montanhas e pelas selvas da Índia em busca de si mesmo porque ele não tinha sossego. Uma eterna pergunta o atormentava: por que é que o homem sofre, por que é que o homem é infeliz quando a natureza toda é feliz?

E Gautama Sidarta quis descobrir o enigma do sofrimento e da infelicidade do homem. Dezesseis anos andou vagando pelos vales e pelas florestas meditando, meditando e jejuando… Comia só uma vez por semana alguma fruta ou uma raiz comestível e meditava dia e noite. Chegou a tal ponto de magreza, diz ele mesmo, que parecia um esqueleto ambulante. Osso e pele, e nada mais. Ele diz: quando eu apertava o estômago com a ponta do dedo eu sentia a coluna vertebral através do estômago. Por sinal não tinha nada dentro do estômago.

Ninguém sabe por que pintam este homem que mais tarde se chamava Buda tão gordo. Ninguém sabe! Como se fosse um comilão quando era o homem mais magro do mundo! Perguntei na Índia. Lá também não souberam dizer por que representam este homem assim…

Bem, vamos deixar isto sem resposta.

OBRIGADA A TODOS QUE VISITAM, LEEM E COMENTAM ESTE BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: