CARNAVAL

CARNAVAL

                                 Opinião de Huberto Rohden:

            A nossa civilização ocidental produz muita coisa que nós detestamos, mas infelizmente temos que aguentar. Tudo é proibido: prescrito e proscrito. Entre estes dois extremos navegamos nós. É mandado fazer isto, nós não gostamos, temos que fazer. É proibido fazer isto, mas não gostamos da proibição. Nós estamos entre prescrição e a proscrição 24 horas da nossa vida civilizada. Isto cansa, estressa!…Uma estafa uma tensão nervosa deste extremo de nossa vida civilizada e temos saudade de outra vida de que infelizmente não podemos viver.

            Então vêm os dias de carnaval e dizemos: vamos jogar fora tudo que é prescrito e proscrito e vamos cair no subconsciente da natureza pura. E lá nos largamos para o irracionalismo absoluto. Podemos cometer todas as loucuras. Porque tudo é permitido e nada é proibido. Então nós caímos neste subconsciente. Quer dizer que a psicologia do carnaval é uma queda do egoconsciente para o inconsciente.

            Freud diria que caímos do ego para o id. O id (palavra latina) ele chama o instinto da natureza pura. Caímos do egoconsciente para o id do inconsciente. Isto propriamente é uma necessidade de nossa civilização.

            E se nós em vez de procurarmos relaxação, desentesamento do nosso arco, terrivelmente entesado, tenso; se nós procurássemos um desentesamento, um relaxamento, um alívio, uma neutralização de nossa tensão nervosa para cima, em vez de ir para baixo… Se nós conseguíssemos encontrar um alívio para cima deste egoconsciente diário, não seria muito melhor?

Aproveite os feriados para este desentesamento sugerido por Rohden.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OBRIGADA A TODOS QUE VISITAM, LEEM E COMENTAM ESTE BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: