FUGA DE SI MESMO

alcoolismo

“Esquecer-se da sua finalidade é uma espécie de felicidade provisória, muito negativa”.

Huberto Rohden

 Então, o homem inventa substitutos pelo seu endereço verdadeiro. Ele arranja divertimentos. Alcoolismo é um substituto. Esquecer-se por algumas horas de que ele não tem finalidade. Quando a gente está completamente alcoolizada a gente é feliz, não é? Os alcoolizados sempre são felizes, cantam e são amigos de todo mundo, porque se esqueceram da sua infelicidade. Esquecer-se da sua finalidade é uma espécie de felicidade provisória, muito negativa. Outros se jogam na luxúria e também se esquecem por uma noite de que não têm finalidade. Outros vão fazer viagens muito interessantes, fugindo de si mesmos.

O homem está sempre numa fuga de si mesmo. Ele quer fugir da sua infelicidade, da sua falta de finalidade, falta de endereço. Então, viajar muito, divertir-se muito, beber bastante, gozar muito – são substitutos, narcóticos, entorpecentes propriamente para se esquecer – temporariamente – de que a vida não tem nenhuma finalidade. Mas, não é uma solução. Álcool não é solução. Luxúria não é solução. Luxo não é solução. Nada disto é solução. São camuflagens temporárias. Depois quando saem da bebedeira, ou saem da sua ilusão ficam piores do que antes. Aí, a incerteza. O homem perdeu o seu endereço, diz Chesterton.

8 responses to this post.

  1. Posted by Sérgio Cavalini on 30/03/2014 at 11:55

    A virtude está no meio, ou seja,e no uso não no abuso de todas as coisas.
    O homem disciplinado e conhecedor de si mesmo pode consumir o alcool de forma esporádica e moderada, praticar sexo no casamento como um transbordamento do verdadeiro amor e ter uma vida com razoável conforto material, sem deixar-se escravizar por todas estas coisas. Isso falando ainda de um estágio médio de evolução.
    Agora, se entrarmos na esfera dos homens cósmicos,de alta evolução espiritual, que já identificam-se 100% com o seu Eu divino, a coisa muda de figura, pois já não há necessidade e sentido em nada disso.

    Responder

  2. Boa reflexão a sua Sérgio! E assim mesmo Deus vai nos guiando…
    Ah! Você precisa ler os novos livrinhos que publicamos junto à Alvorada do Rio. E também contribuir para que possamos dar continuidade às publicações. Estou de saída para o correio, vou aproveitar e lhe enviar. Abraços!

    Responder

  3. Posted by Sérgio Cavalini on 31/03/2014 at 10:27

    Por favor, me envie os livrinhos. Fico no aguardo.

    Abs,

    Sérgio

    Responder

  4. Posted by Angela on 08/04/2014 at 11:32

    Bom dia Prezados Senhores! Eu tive a grata satisfação de consultar hoje pela primeira vez “Memória Rohden “, solicito a gentileza de informar grupo de estudos ‘ROHDEN” em São Paulo, pois tenho muito interesse em participar. Obrigada, Angela

    Responder

    • Ângela, eu tenho interesse de formar grupo da Alvorada em São Paulo e ter de volta nossa sede, que foi doada por Huberto Rohden. Fico à disposição dos interessados que queiram reativar a instituição.

      Responder

      • Posted by Emerson Dias on 14/04/2014 at 9:34

        Começei a dois meses a ler as obras do Mestre Rohden e tive muita aderencia aos seus ensinamentos. Tenho muito interesse em compartilhar conhecimento. Se um grupo Alvorada se formar eu quero ajudar de algum modo.

      • Emerson, você é de São Paulo? Anotei seu e mail e o da Ângela, quando tiver novidade, os comunico. Se tiverem alguma sugestão, contate ihgomes@hotmail.com

      • Posted by Emerson Dias on 14/04/2014 at 14:24

        Sim, moro em SP no Cambuci.Por favor gostaria muito de participar. nosremesaid@yahoo.com.br

OBRIGADA A TODOS QUE VISITAM, LEEM E COMENTAM ESTE BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: