UMA PÁGINA DO LIVRO DE YOGANANDA

Romance com Deus

De Paramahansa Yogananda

A CRÍTICA

PÁGINA 256

Escrito entre 1928 e 1930

                Sempre que fores criticado, faz uma autoanálise. Examina profundamente tuas atividades.  Através dos olhos intransigentes de quem censura, faz uma sondagem pessoal e uma autocrítica. Se encontrares alguma falha, corrige-a em silêncio e segue adiante. Se não achares em ti o defeito de que és acusado, sorri interiormente e continua teu caminho com estoica dignidade. Se os perseguidores continuarem a incomodar-te, exigindo uma reação, responde com amor, não com inimizade.

Se estiveres em posição de esclarecer outras pessoas, responde ou luta pela verdade com amor no coração, não pela honra pessoal ou por temer má fama, mas para apoiares a glória e a pureza da verdade. Que tuas palavras e atos não sejam apenas para obter uma vitória, humilhar o próximo ou alimentar a vaidade pessoal, e sim por causa da verdade. O amor pela verdade, no entanto, precisa ser sempre temperado com o amor que se orienta a evitar ferir os outros. Difamar o próximo em nome da verdade ou para obter benefícios pessoais é sinal de egotismo e fraqueza interior, um desejo de querer ser mais alto cortando a cabeça dos outros.

***

                Não lutes, nem mesmo pela verdade, se não tiveres amor no coração, pois o ódio não pode ser conquistado pelo ódio, a maldade não pode ser vencida pela maldade.

***

                O balsamo do amor cura todas as feridas feitas pelo ódio dos inimigos, e o amor nunca é derrotado. Mesmo que a morte sobrevenha na tentativa de vencer o ódio, ainda assim será uma vitória do amor para a alma imortal.

RECOMENDAMOS QUE LEIAM O LIVRO.

6 responses to this post.

  1. Posted by Sérgio Cavalini on 24/02/2014 at 21:03

    Huberto Rohden tinha um profundo respeito pelo grande mestre Paramahansa Yogananda. Seus livros são verdadeiros tesouros de espiritualidade, sintetizando a sabedoria védica e a mensagem do Cristo, além de disseminar a prática esotérica da Kriya-ioga, uma das mais eficientes práticas da meditação dinâmica.
    Vale a pena conhecer a vida e os ensinamentos de Yogananda e dos outros Gurus da Self-Realization.

    Responder

  2. Certo Sérgio. Há muito em comum entre a filosofia Univérsica e os ensinamentos da Self- Realization. Ambos praticam o silêncio, a meditação e também a ioga integral. Não se pode esquecer dos exercícios físicos e do controle emocional. A boa leitura fortalece a mente e a concentração. Prefiram sempre um local silencioso para ler ou mesmo ouvir uma palestra. Autodisciplina é essencial.

    Responder

  3. Posted by Sérgio Cavalini on 25/02/2014 at 12:04

    Iris, você que frequentou a Alvorada por muitos anos no tempo do Professor, ele chegou a ensinar as técnicas da Kriya para seus alunos? Nos livros, ele nunca entrou em pormenores sobre o assunto, salvo em algumas alegorias e analogias no livro sobre a Filosofia Oriental.

    Responder

  4. Sérgio, Rohden não adotava técnicas para o discípulo se autoiniciar. Por isso ele não ensinava nenhuma técnica. Na aula 29 do ano de 77 ele explica bem este assunto respondendo a uma aluna. Você tem a transcrição desta palestra. Ouça também o cd AUTOINICIAÇÃO.
    Eu não sei se eu poderia ter posto este texto do Yogananda aqui porque há uma recomendação no livro para não transcrever nada sem autorização da Self. Como estou recomendando a leitura do livro, creio que não há problema.
    Este livro é uma coletânea de palestras e artigos do autor e foi feito depois de sua morte. A linguagem de Yogananda é mais emocional, o que cativa o leitor e faz bem para a alma.

    Responder

  5. Posted by Sérgio Cavalini on 27/02/2014 at 12:38

    Compreendo….imaginei que em algumas ocasiões poderia ter fugido à regra e ensinado as técnicas que aprendeu com Swami Premananda.
    Quanto aos textos, vou relê-los, são sempre um grande aprendizado.

    Abs, Iris!

    Responder

    • Suponho que Rohden aprendeu muito com Swami Premananda. Principalmente o aprofundamento na filosofia oriental, o que possibilitou entender melhor a mensagem do Cristo. Esta bagagem o fez formular a sua Filosofia Univérsica.

      Responder

OBRIGADA A TODOS QUE VISITAM, LEEM E COMENTAM ESTE BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: