120 ANOS DE NASCIMENTO

COLONOS ALEMÃES

NOS 120 ANOS DE NASCIMENTO DE HUBERTO ROHDEN RELEMBREMOS UM EPISÓDIO.

ANO 1950

                HUBERTO ROHDEN ESTÁ EM WASHINTON, JÁ NO FINAL DE SUA TEMPORADA NOS ESTADOS UNIDOS, COMO PROFESSOR DE RELIGIÕES COMPARADAS. INICIA UMA SÉRIE DE PUBLICAÇÕES NO JORNAL UNITAS – DO TEMPLO UNITÁRIO – INTITULADO: “COMO DEUS ME GUIOU”.  MAS, AO VOLTAR PARA O BRASIL NO ANO SEGUINTE, INTERROMPE ESTAS PUBLICAÇÕES, PRIVANDO OS LEITORES AMERICANOS DO DESFECHO DA HISTÓRIA.

SEGUE AQUI O PRIMEIRO DESTA SÉRIE DE ARTIGOS.

COMO DEUS ME GUIOU

Huberto Rohden (Washington)- 1950

                Há anos, desde que me acho nos Estados Unidos, estou recebendo cartas com o pedido de publicar algo sobre os trâmites da minha vida de escritor filosófico-espiritual. Há cerca de um decênio que trago na gaveta alentado volume datilografado sobre este assunto, sem ter até hoje achado conveniente publicá-lo em livro. Nem sempre é fácil achar uma síntese entre a Verdade e a Caridade.

Quero, no entanto, atender até certo ponto ao pedido de tantos amigos sinceros e curiosos — mesmo com o risco de ser, por alguns, acoimado de egocêntrico, pois é sempre perigoso fazer de si mesmo o foco de um artigo ou livro.     É, porém intenção minha não fazer do meu Eu pessoal o foco deste esboço biográfico, – mas sim da causa eterna, da qual não sou senão humilde veículo e intérprete. Queira, portanto, o leitor destas linhas desviar os olhos da moldura do quadro e concentrar sua atenção na pintura mesma.

Teria eu uns 10 a 12 anos, frequentando escola elementar num modesto povoado no sul do Estado de Santa Catarina, quando apareceu entre nós um sacerdote estrangeiro, por nome- Johann Kloecker, na qualidade de coadjutor do nosso vigário. Ignoro absolutamente porque esse homem tanto simpatizou comigo, filho de obscuros camponeses, ao ponto de um dia, me levar à sua casa e fazer-me a pergunta estranha se eu queria ir para o Seminário e seguir a carreira sacerdotal. Que sabia eu de Seminário?    E como podia eu ter tão altas aspirações, quando era evidente em nosso povoado que só um homem vindo de além-mar, como, o nosso vigário, é que podia ser um super-homem. Começa aqui a longa série de etapas por onde a Divina Providência houve por bem guiar-me, já agora (1950) por espaço de meio século, e cada vez mais maravilhosamente.

OS BRASILEIROS PODEM CONHECER A TRAJETÓRIA COMPLETA DA VIDA DE ROHDEN, CONTADA POR ELE MESMO NO LIVRO: “POR UM IDEAL”.

convite

2 responses to this post.

  1. Posted by adilson on 30/12/2013 at 13:26

    Nossa eterna gratidão ao mestre!

    Responder

OBRIGADA A TODOS QUE VISITAM, LEEM E COMENTAM ESTE BLOG.

