PARA FACILITAR A MEDITAÇÃO

musica

 por Huberto Rohden

 

Certas músicas formam ambiente próprio para meditação.

 

Músicas usadas como prelúdio à meditação devem ter um caráter concentrativo e que não provoquem a dispersão da concentração durante o ato de meditar.

 

As músicas concentrativas são lentas, com pouco movimento, mas que de preferência devem ser usadas como prelúdio, não como acompanhamento.

 

A música ideal e divina é o silêncio. Deus é o silêncio, e quanto mais silencioso for o homem, tanto mais se aproxima de Deus. Silêncio total é ausência de ruído material, mental e emocional – não sentir, não pensar, não desejar nada.

 

A meditação deve ser feita no tempo e no lugar mais favorável, por exemplo, pela manhã, de preferência antes do nascer do sol. À noite, desde que o mediante não esteja cansado.

 

Lugar favorável é um santuário silencioso que sirva exclusivamente para meditação e oração.

 

A posição corporal deve ser tal que o meditante se esqueça totalmente de seu corpo. Para o oriental, essa posição, a chamada “postura de lótus”, de pernas cruzadas, no chão, ou sobre um tapete. O ocidental, que não pode assumir facilmente essa postura, deve sentar-se numa cadeira de assento sólido e encosto vertical.

 

A penumbra é preferível à plena luz. Luz ligeiramente verde ou azul é calmante.

 

Incenso natural é favorável para alguns meditantes, desfavorável a outros.

 

É conveniente meditar de estômago vazio. Logo após uma refeição abundante é difícil meditar.

 

A mística tem como consequência uma ética fácil, que Jesus chama “jugo suave e peso leve”. Mas para atingir a mística é necessário que preceda uma ética difícil, que o Mestre chama “caminho estreito e porta apertada”, ética pré-mística essa que consiste principalmente na renúncia a tudo que não for necessário para uma vida simples, de conforto sem luxo.

 

Leitura diária de jornais e revistas ou livros de conteúdo não edificantes, uso e abuso de rádio e televisão, visitas supérfluas, alimentação desnatural, etc., criam um ambiente profano de poluição desfavorável à verdadeira meditação.

 

Flavio de Mello

http://3rd-heaven.blogspot.com.au/

2 responses to this post.

  1. Posted by jorge mendes ferreira on 17/12/2013 at 11:04

    BOM DIA RIS,

    A MATRIA SOBRE = MSICA FOI PUBLICADA NO SEU BLOG COM DOIS ERROS. *UM NA PALAVRA = MEDITANTE * *A meditao deve ser feita no tempo e no lugar mais favorvel, por exemplo, pela manh, de preferncia antes do nascer do sol. noite, desde que o *mediante* no esteja cansado.* *E OUTRO NA PALAVRA = MEDITANTES* *Incenso natural favorvel para alguns *mediantes,* desfavorvel a outros.*

    ABRAOS NAMAST JMF

    Responder

OBRIGADA A TODOS QUE VISITAM, LEEM E COMENTAM ESTE BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: