ORATÓRIO MESSIAH DE HANDEL

1461643_10200131610373002_1455630276_n

EM CLIMA DO NATAL DE JESUS CELEBRAMOS COM ARTE

Do século XVIII para todas as épocas

                O Messias se divide em três partes distintas, a primeira apoiada no Velho Testamento: trata-se da profecia do advento de Cristo (And the glory of the Lord shall be revealed, and ali flesh shall see it together). E após a interrupção proporcionada por uma sinfonia pastoral (cujo tema Haendel aproveitou de uma delicada melodia calabresa, o canto dos pifferari), dão-se as anunciações do nascimento de Jesus (Glory to God in the highest, and peace on earth, good will towards men).

A segunda parte de inicia com a aparição de Cristo sobre a Terra, como o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo, Redentor e Salvador da Humanidade. (Behold the Lamb of God, that taketh away the sins of the world.) A música contemplativa da Paixão introduz, em seguida, a Ressurreição e a expiação. O triunfo único do Evangelho atinge seu clímax no coro Hallelujah, que encerra esta parte. As vozes explodem em júbilo — Pois o Senhor onipotente reina — para se superarem ainda mais no Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, Aleluia! (The Kingdom of this world is become the Kingdom of our Lord, and of His Christ: and He shall reign for ever and ever. KING OF KINGS, AND LORD OP LORDS, HALLELUJAH!)

A terceira parte, de menor dimensão, chega a ser quase doutrinai, indo dos resultados sociais para os pessoais, provenientes da visita messiânica, termina com um credo, que expressa a fé na existência do Cristo, o Redentor, e na segurança, da vida imortal e na posse da eterna felicidade. O amém final revela toda a genialidade de Handel, que coroa sua obra com um dos mais harmoniosos e potentes coros já escritos.

IMPERDÍVEL!

OBRIGADA A TODOS QUE VISITAM, LEEM E COMENTAM ESTE BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: