SERÁ MESMO? ABRIR ESCOLA É FECHAR CADEIAS?

abrir escola

“O velho slogan “abrir uma escola é fechar uma cadeia” peca por uma ridícula ingenuidade. O verdadeiro sentido de uma escola é intensificar a consciência, e nem o governo, nem as igrejas, estão interessados nisso. O governo está interessado em instrução científica, e as igrejas limitam-se apenas à moralização. Mas nem instrução nem moralização tornam o homem melhor”.

Esta á a opinião de Huberto Rohden dada à revista Planeta no 78 – edição de março de 1979.

COMPLETANDO ESTE COMENTÁRIO, VEJAM ESTE TEXTO EXTRAÍDO DO LIVRO: NOVOS RUMOS PARA A EDUCAÇÃO.

O velho slogan de que “abrir uma escola é fechar uma cadeia” é peça de museu. Está desmentido pelos fatos. Quase todos os grandes criminosos da história da humanidade eram homens inteligentes, alguns deles de grande erudição — o que não os impediu de serem grandes malfeitores. Se “escola” fosse sinônimo de “educação”, nada teríamos que objetar; mas, por via de regra, não é o que acontece. Ensinar a alguém o A B C e a tabuada não é o mesmo que educá-lo. A verdadeira educação opera numa dimensão totalmente diferente do plano da simples instrução.

DURANTE O ANO DE 1978, HUBERTO ROHDEN REALIZOU UMA SÉRIE DE CONFERÊNCIAS SOBRE “NOVOS RUMOS PARA EDUCAÇÃO” NO AUDITÓRIO DO MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO, ENTÃO CAPITAL DO BRASIL. DAÍ SURGIU O LIVRO NOVOS RUMOS PARA A EDUCAÇÃO.

NO ANO DE 1969 ROHDEN ESCREVEU “EDUCAÇÃO DO HOMEM INTEGRAL”-DEPOIS DE VÁRIAS PALESTRAS NO SUL, CENTRO-OESTE DO BRASIL E NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA.

HOJE, ANTE A CRISE SOCIAL E ÉTICA QUE VIVEMOS VALE PENSAR MELHOR SOBRE O TEMA: EDUCAÇÃO DO HOMEM INTEGRAL.

8 responses to this post.

  1. Para mim, ainda continua sendo o Silêncio, o maior professor aqui na terra que ultrapassa além escola-prédio e muito mais ainda um prédio que supostamente vá aplicar uma escolaridade à alguém. O mundo ensina 99% TER e a gente tem que se virar em 1% em descobrir o que é SER.

    Responder

  2. PURA VERDADE AMIGO! ESTES 1% QUE DESCOBRIRAM O SER É QUE EQUILIBRAM O UNIVERSO.

    Responder

  3. Estou sempre atenta aos seus posts. E muito bom le-los e principalmente refletir e internaliza-los. Os ensinamentos de RoHdem sao sempre atuais, contemporaneos, assim como as mensagens deixadas por Chardin. Grandes sabios que viveram muito alem de seu tempo e por isso mesmo foram excluidos.

    Responder

  4. Dona Íris, o Prof. Huberto Rohden tem um carisma -digo tem, porque para mim ele não morreu, pois a impressão que tenho é que num instante encontraremos em algum lugar… Continuo conheçendo-O em seus escritos e palestras – para orientação que a cada período de consciência prolongado faz turbilhar a nossa volta milhões de informação para formação. A oportunidade que a vida cotidiana nos dá pra esse sentido é muito pouco, a água é muito pouca, a sede é interminável e foge de qualquer cálculo a quantia que dela ainda precisaremos.

    Responder

    • Rohden sempre dizia: até hoje ninguém morreu. E ele continua sempre vivo e acordado. A sabedoria divina é infinita, e é uma grande felicidade ir aos poucos descobrindo algo encoberto.

      Responder

OBRIGADA A TODOS QUE VISITAM, LEEM E COMENTAM ESTE BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: