ONDE LOCALIZAR O CÉU E ONDE LOCALIZAR O INFERNO?

ceu e inferno

               Isto é invenção nossa: – que o inferno está num certo lugar embaixo – e céu lá no alto. Agora como a terra é redonda é difícil dizer bem onde é que está o inferno, porque não há embaixo e em cima. No Japão apontam em direção completamente contrária à nossa. E não há nenhum “embaixo” e nenhum “em cima”, localmente falando. Uma esfera não tem em baixo e em cima.

O inferno que nós fabricamos, carregamos conosco até quando quisermos. Ninguém nos condena ao inferno; nós nos condenamos ao inferno, e ninguém nos liberta para o céu. Não há ninguém, nem Deus nem diabo que faça isto…, eu, cada um de nós faz o seu céu por todo tempo que quiser. Mas eu também posso sair do meu céu ou do meu inferno, enquanto eu me sentir bem na escravidão do sansara. Depende do querer, não existe nenhuma impossibilidade de sair de um estado e entrar no outro. Antes de tudo, acabar com a estória de lugar e entrar no estado de consciência.

(Trecho extraído da palestra 17M do ano de 79: “Céu e inferno portáteis” – Huberto Rohden)

OBRIGADA A TODOS QUE VISITAM, LEEM E COMENTAM ESTE BLOG.

