O JOIO NO MEIO DO TRIGO

          joio e trigo                  Toda agronomia manda arrancar o joio, toda erva daninha para não prejudicar a plantação, é claro. Qualquer agrônomo diz: – você não deve deixar crescer o mato no meio das plantas porque sufoca a planta e tira os nutrientes do chão. O dono da fazenda não deu permissão… Aqui começa a agronomia espiritual. Na agronomia material nós temos que arrancar o joio, é claro. Mas a parábola sempre tem duas partes. Ela tem um símbolo material e um simbolizado espiritual. Agora no simbolizado espiritual não se deve arrancar o joio do meio do trigo. Isto é diferente. Aqui se está falando da agronomia espiritual. Ele disse – não, não deveis arrancar o joio do meio do trigo, deixai os dois crescerem até a colheita. Um ao lado do outro – uma evolução completa. O joio tem direito à sua evolução completa, e o trigo tem direito à sua evolução completa. O direito sagrado da evolução. Os maus também têm o direito de serem maus como os bons têm o direito de serem bons.

                Como é que nós pensamos que não entendemos nada desta parábola, nós dizemos: vamos acabar com os maus, ficam só os bons aqui na terra. Todo o mundo quer.  As cruzadas no princípio do cristianismo fizeram o que? Entraram na Palestina, na terra santa (os cristãos), e disseram, – aqui há só turcos, vamos acabar com os turcos.  Só deve haver cristãos neste mundo – cristãos 100%, turcos zero. Isto foi o princípio das cruzadas. Entraram na Palestina, mataram tudo que era turco.  Para limpar a terra, ficaram só os bons matadores. Os bons matadores é que têm direito à evolução, os matados não têm direito a nada. Esta é a nossa triste filosofia e teologia em que nós fomos criados. Nós temos que exterminar os maus e deixar viver somente os bons.

                Na idade média a inquisição fez a mesma coisa. Apareciam os hereges que não concordavam com as normas publicadas em Roma. Contradiziam – às vezes eram grandes místicos como Giordano Bruno, como Savonarola– como Joana D’Arc e outros; eram grandes iluminados, verdadeiros místicos e intuitivos, acabaram todos na inquisição. Por quê? Porque não concordaram com a teologia de Roma. Eram maus, hereges, dignos da fogueira. O lema na idade média era: crê ou morre. Se você não crê na nossa teologia você vai morrer – isto durou séculos e séculos. Até século XVI mais ou menos. Joana D’Arc foi uma das últimas vítimas da inquisição.

                Bem, quer dizer, nós sempre temos a tendência de exterminar os chamados maus e nós somos os bons. Os matadores é que são os bons. Os matados é que são os maus. Esta é a nossa triste filosofia. Sempre foi assim, até hoje. Agora o Evangelho não concorda com isto. Não, os maus têm os mesmos direitos à evolução como os bons. Ambos têm que chegar à plenitude da sua evolução até o fim, até a colheita. Isto é a doutrina do Evangelho, da Filosofia cósmica. Depois, quando ambos produzirem os frutos, então a gente verá muito bem a diferença entre os dois… Entre o trigo claro e o joio escuro. Então é muito fácil separar, a gente não precisa separar, ele já se separou.  A separação veio de dentro, não precisa vir de fora. O joio mostrou o que ele é, o trigo mostrou o que ele é. Ele não é você. Mostrou-se o bom e o mau. A separação é feita de dentro para fora e não de fora para dentro. Não precisa de uma intervenção externa. Há uma evolução interna. A evolução leva cada um para o seu lugar.

(extraído da aula 17 do ano de 1980 – dada na Alvorada – SP – por Huberto Rohden)

Transcrição de Íris Helena Gomes

ihgomes@hotmail.com

7 responses to this post.

  1. QUERIDA IRIS. O SEU TRABALHO NO BLOG “MEMÓRIA HODEN” É UMA BOA OPORTUNIDADE PARA AS PESSOAS SE APROXIMAREM DA “FILOSOFIA UNIVÉRSICA” SIGA EM FRENTE E PRO ALTO, POIS JÁ ESTAS COLHENDO BONS FRUTOS. A PARÁBOLA DO JOIO E DO TRIGO , ME PROPORCIONOU COMPREENDER UMA DIFICULDADE, A DE PERMITIR QUE CRESÇA (SIMBOLO) AS DUAS PLANTAS, E QUE O (SIMBOLIZADO) BEM E MAL, FIQUE AO CRITÉRIO DE CADA UM FAZER A DISTINÇÃO E SEGUIR O CAMINHO QUE ESCOLHER. CONSEQUENTEMENTE , SER INUTILIZADO ( QUEIMADO NO FOGO) OU (APROVEITADO) RECOLHIDO AO CELEIRO PARA NOVA SEMEADURA. UM MUNDO SÓ DE BONZINHOS NÃO NOS PERMITE (RESISTÊNCIA) EVOLUÇÃO .

    Responder

  2. Sim João, temos que viver no mundo sem ser do mundo. Bondade e maldade existem dentro e fora de cada um. Eu e ego em luta – precisamos dizer com o Cristo “Eu venci o mundo!”

    Responder

  3. …e continuando a linha do pensamento, o inimigo (ego) tem poder sobre vóz, mas sobre Mim, ele não tem poder -disse Jesus- mas… se não for o pobre ego manifestar, como poderia haver uma -nem que seja- pequena evolução ou início dela? O Senhor João Ricardo entendeu profundamente a mensagem e, gosto de ler todos os comentários dentro do Blog … Memórias de Rodhen dirigido por essa magnifica e iluminada mulher ìris Gomes. Só tenho agradecer. Shalom.

    Responder

  4. Penso que o texto é perfeito para uma reflexão. Que o joio e o trigo fazem parte de uma condição onde é preciso estarem juntos para o crescimento do ser humano . Vivenciamos a alegria e tristeza, satisfação e decepção, paz e guerra e outros exemplos e só vivenciando é que evoluímos , encontrando assim nossa essência.

    Responder

  5. Sim Aparecida. Jesus deu exemplo vivo esta párábola, por muitas vezes esteve entre publicanos e pecadores. São estes os doentes que mais precisam de médicos.
    Eu já lhe enviei a apostila completa?

    Responder

    • Não recebi … D.Iris. Na verdade até o momento li apenas um livro de Huberto Hodhen , (Sabedoria das Parábolas) e foi através de um amigo que conheci as obras do professor..A emoção tomou conta de mim, e isso porque sempre vivi dela.Acredito num mundo melhor e em pessoas melhores,e esse blog tem muito a nos ajudar! Parabéns pelo trabalho e postagem !

      Responder

  6. Mande-me um email para ihgomes@hotmail.com que lhe enviarei a apostila.”O Joio no meio do trigo”

    Responder

OBRIGADA A TODOS QUE VISITAM, LEEM E COMENTAM ESTE BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: