GANDHI: 65 ANOS DA MORTE

Gandhi- 65 anos

 O assassinato horripilante de Gandhi se deu em 30 de janeiro de 1948: um hindu fanático quis vingar seus irmãos perseguidos; ele acha que Gandhi levou longe demais as concessões aos mulçumanos e está pondo em perigo a civilização puramente hindu. Assim Gandhi deu sua vida pela paz da Índia, pela reconciliação religiosa e pela tolerância.

 Em todos os ensinamentos de Gandhi, há uma parte bem grande que é universalmente válida e da qual poderíamos especialmente tirar algum proveito em nosso mundo atual. Ele relembra a todos os homens, com novo vigor, o dever de sinceridade, de lealdade, de fraternidade. Conduz-nos a uma eficaz preparação da paz. Põe-nos de sobreaviso contra os perigos da máquina. Afinal e, sobretudo, seus ensinamentos são dirigidos contra uma doença que ameaça particularmente nossa civilização desde alguns anos: o desprezo do homem. Gandhi é daqueles que nos oferecem a única proteção possível contra os ódios raciais, o único caminho que conduz para fora desse universo de campos de concentração; digo bem o único, porque se a gente não pensa senão em pôr “o outro” por trás de arame farpado, jamais se sairá disso. Campeão de todas as vítimas da opressão racista ou sectária, ele poderia servir como inspirador e garantia de um estatuto internacional que definiria a dignidade humana em qualquer circunstância e sob todas as latitudes *. Para impedir os atentados cada vez mais numerosos aos direitos elementares da humanidade, para deter o totalitarismo e a ameaça atômica, é preciso que se faça conhecer largamente a vida e as ideias de Gandhi, o homem do nosso tempo que mais acreditou no homem.

Paris, 15 de julho de 1949.

Pierre MEILE

* Importante etapa já foi cumprida através da Declaração Internacional dos Direitos do Homem (Assembleia-Geral das Nações Unidas, 10 de dezembro de 1948), A índia, por nomeação da ONU, foi a relatora do projeto.

(Do livro: “Minha vida e minhas experiências com a verdade”  – 4ª edição – EDIÇÕES O CRUZEIRO)

OBRIGADA A TODOS QUE VISITAM, LEEM E COMENTAM ESTE BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: