119 ANOS DE NASCIMENTO DE HUBERTO ROHDEN

cinderela

Em 1893 nascia Huberto Rohden neste dia 30 de dezembro na cidade de São Ludgero – SC.

Muitas pessoas o conheceram através de suas palestras e de seus livros. E sabem que sua filosofia e todas suas ideias giram em torno de um único assunto: Deus.

Que rica trajetória de vida!

Para celebrar a data sugiro que leiam a autobiografia “Por Um Ideal”. Como um vasto filme tecnicolor, o livro é o eco de um período de quase meio século de experiências edificantes pelo mundo – e o que esse mundo fez no universo externo deste locutor da humanidade.

 Posso resumir minhas impressões sobre Rohden numa frase: “Nasceu na terra um servo bom e fiel que recebeu muitos talentos de Deus e devolveu-os em dobro”.

Registro aqui uma foto minha com a amiga Helena Esther, num recanto do Ashram.  Helena se encanta com uma das muitas flores cultivadas por nada menos que nosso homenageado.  “Sapatinhos de Cinderela” – era assim que Rohden denominava a Thunbergia Mysorensis, conhecida também como “Chinelinhos de Judia”.

Vejam que um educador que valorizava o desenvolvimento integral do ser humano praticava o que ensinava. Seu trabalho não era só intelectual. Ele exercia atividades físicas e emocionais no melhor lugar onde poderia exercer: na natureza. Como jardineiro, apicultor e carpinteiro, aliado à prática da meditação silenciosa, ele tirava energia para seu labor tão edificante junto à humanidade.

PARA UM GIGANTE DA ESPIRITUALIDADE, INTEGRADO EM DEUS, PEDIMOS UNS MOMENTOS SEQUER DE SILÊNCIO. E AQUELE QUE SE HARMONIZAR COM A ALMA DO UNIVERSO, TAMBÉM ESTARÁ UNIDO AO ESPÍRITO CRÍSTICO PRESENTE EM ROHDEN E EM TODOS NÓS.

SALVE HUBERTO ROHDEN!

Íris Helena Gomes

Adilson escreveu:

            Hoje como bem lembrado pela amiga Iris Helena Gomes, é aniversário do grande brasileiro, filósofo, santo, intérprete inigualável da mensagem de Cristo, o amado catarinense Huberto Rohden. A seguir, copio um pequeno trecho do prefácio de sua autobiografia “Por Um Ideal”, em que um amigo dele escreveu perfeitamente o que significou sua vida divina neste planeta terra (30/12/1893 – 07/10/1981):

“Sua matéria-prima era a mensagem do Cristo. Sua permanente inspiração, o ideal de servir à humanidade. Sua arma, a palavra. Sua vocação, educar a consciência do ser humano. Sua grande obra, a Filosofia Univérsica. Huberto Rohden foi um gênio. Viveu entre nós e nós não o ‘descobrimos’. Na verdade, o mundo ainda não descobriu o pensador e educador Huberto Rohden. Talvez nos falte perspectiva histórica – estamos muito próximos de sua vida e obra. Não vimos a montanha como montanha quando ela está muito próxima de nós. Talvez daqui 50 ou 100 anos o mundo irá descobrir a obra genial desse homem univérsico, dessa força crística que, por quase 90 anos do século XX, passou, silenciosamente, por este planeta Terra”.

10 responses to this post.

  1. Posted by Adilson Mafra Junior on 30/12/2012 at 11:35

    a ele todo meu amor e devoção, sempre!

    Responder

    • Posted by SHEILA D'ÁVILA KEPPEL on 09/02/2013 at 5:00

      SABOREIO,APRECIO, DIVIRTO-ME, ELEVO MINHA SINTONIA… TUDO ACONTECE ENQUANTO RUMINO OS ENSINAMENTOS DO PROF., QUE COM UMA FACILIDADE LÓGICA ABSURDA, TORNA ÓBVIO ATÉ O QUE PARECIA, ÀS VEZES, ILÓGICO, EM SE TRATANDO DAS LEIS CÓSMICAS… ATINGE TUDO ISSO, SEM EXIGIR A CRENÇA EM DOGMAS…
      D, ÍRIS: COMO FARIA PARA CONHECER UM DESSES LOCAIS DE MEDITAÇÃO, UM ASHRAM?

      Responder

      • Sheila, você pode contatar com a Alvorada do Rio de Janeiro, pois o Ashram lá está ativo.
        Endereço: Alvorada-Rio- Rua Senador Dantas, 117- sala 1834 Edifício Santos Vahlis- Centro RJ
        Informações: Luciene (21) 3721 3741
        Se quer conhecer o sítio administrado por Sr. Claret, (onde funcionava o Ashram de SP), contate com com ele na editora Martin Claret, ele pode lhe levar até lá.

  2. Será que Rohden dormia mais ou menos que 8hs/por dia? Bom, vou arriscar uma uma idéia, penso que o Professor Huberto Rohden dormiu somente em sua infância material, depois deve ter acordado para a Vida e daí por diante, nunca mais dormiu, talvez um cochilinho só de vez em quando, ao mais, estava a milhares de -anos luz- em pensamento existencial, sempre buscando respostas para todas as suas inquietações e que de certa forma, eram nossas também. O que acha dona Iris.Ele disse: “Eu vim para servir a humanidade”.

    Responder

    • Vanderlei, ele dormia normalmente o sono dos justos. Eu tive oportunidade de o ver dormindo.

      Responder

      • Dona Íris, sono dos justos seria assim por dizer umas 5hs ou 00:05minutos também pode valer, tomando por base, as vezes chego passar uma noite inteira de consciencia meio assim, 50% pra desligar e a outra não, pois acostumei dormir pouco, é claro, em relação a maioria de meus conhecidos. As vezes brinco com eles, assim eu vivo mais… Boa noite! ZZZzzz

  3. Posted by SHEILA D'ÁVILA KEPPEL on 10/02/2013 at 2:39

    OBRIGADA, D. ÍRIS. VOU TENTAR ALGUM CONTATO. EU SOU DE MINAS GERAIS E, HÁ UNS 20 ANOS, TIVE O PRIMEIRO CONTATO COM A FILOSOFIA UNIVÉRSICA AO LER O LIVRO EDUCAÇÃO DO HOMEM INTEGRAL… A PARTIR DAÍ, FUI LENDO, LENDO… DIVERSAS OBRAS DO PROF. CHEGUEI IR AO RIO, EM 93, PARECE-ME, NESTE MESMO ENDEREÇO QUE A SRA. ME INDICOU, SALVO ENGANO, LÁ, FUI RECEBIDA POR UMA SENHORA, JÁ IDOSA, MUITO AGRADÁVEL E SIMPÁTICA, QUE, ALIÁS, NUNCA HAVIA TIDO QUALQUER CONTATO COMIGO… EU APENAS ME IDENTIFIQUEI PELO INTERFONE, E ELA ME MANDOU SUBIR… NUNCA ME ESQUECI. DESSE ENCONTRO, EMBORA NÃO ME LEMBRE DO NOME DELA… DEPOIS DISSO, TENTEI ENCONTRAR ALGUÉM, ALGUM GRUPO EM B. HTE. FUI A DUAS REUNIÕES, NAQUELA ÉPOCA, MAS NÃO IDENTIIFIQUEI, DURANTE AS REFLEXÕES, UMA PRESENÇA MAIS FORTE DOS ENSINAMENTOS DO PROF. HOJE, MORO EM OUTRA CIDADE, ITAGUARA, 120 KM DE B. HTE. SABER QUE EXISTE ALGUM ASHRAM FUNCIONANDO, É MUITO BOM! GOSTARIA MUITO DE TER CONHECIDO O PROF., MAS QUANDO ELE FALECEU, EU TINHA UNS 15 ANOS… AS LEITURAS DO PROFESSOR ME AJUDARAM MUITO A DESFAZER NÓS QUANTO À COMPREENSÃO E DISTINÇÃO ENTRE: OS ENSINAMENTOS DE CRISTO, A FÉ. A IGREJA E A RELIGIÃO, POIS A IMPRESSÃO QUE TENHO, É QUE SE UNIRMOS TUDO, É FÁCIL PERDER ATÉ A FÉ, QUE NOS É ESSENCIAL.
    PARABÉNS PELA INICIATIVA DE FAZER O BLOG!

    Responder

  4. Ao meu querido professor e grande mestre, filósofo e teólogo, HUBERTO ROHDEN, com o qual tive o privilégio de estudar e compartilhar de algumas de suas brilhantes e magníficas palestras sobre o Evangelho. O meu respeito, carinho eternos.

    Responder

OBRIGADA A TODOS QUE VISITAM, LEEM E COMENTAM ESTE BLOG.

