ETERNIDADE

eternidade

“Eu vim para que os homens não pereçam, mas tenham a vida eterna”.

                Alguém se revolta contra a ideia do homem não imortalizar-se, e acham que em qualquer hipótese ele tem que eternizar-se e imortalizar-se. Não é verdade!

                 Bem, na sua essência tudo é eterno, mas na sua existência nem tudo é eterno. Então, os grandes mestres da humanidade sempre preveniram o homem: cuidado, eternize-se, e não faças ao contrário: “Eu vim para que os homens tenham a vida, disse o mestre, e não pereçam”. Se Ele insistia entre ter a vida eterna e perecer, Ele acha possível o perecer. Do contrário Ele não faria esta distinção nítida: “Eu vim para que os homens não pereçam, mas tenham a vida eterna”. Ele faz depender de nós tanto o perecer como também ter a vida eterna. Se isto não fosse possível, se fosse possível só a vida eterna e o não perecimento, por que é que os mestres falam sempre em duas coisas opostas? Eles falam da existência eterna do homem, não da sua essência, porque toda creatura tem essência eterna.

                 Eu já disse que a creação é eterna na sua essência. Agora, nem todas as creaturas podem eternizar a sua existencialidade. Nem todos podem.

(Extraído da aula: “A creação Simultânea” – proferida na sede da Alvorada, na manhã  de 05/04/1979) Quem quiser a apostila completa peça pelo email: ihgomes@hotmail.com

14 responses to this post.

  1. Posted by Airton Barros on 11/12/2012 at 22:43

    Olá Sra. Iris.
    Sem os esclarecimentos do Sr. Rhoden, talvez estivesse eu num poço muito profundo e agradeço te-lo encontrado em uma livraria (“O Sermão da Montanha”) mas se tem uma coisa que não concordo com o Professor Rohden é esta afirmação de que a Alma pode se auto aniquilar.
    Tenho esta certeza, ambasado nas seguintes afirmações:
    Spinoza afirma que da Alma, após a morte, sempre fica uma parte que é eterna, mesmo porque já que tudo emana do Ente Perfeitíssmo, ou seja, Deus, então Deus não aniquilaria a sí próprio;
    Joel Goldsmith afirma categoricamente em seus ensinamentos que toda a Alma é Eterna e que a mesma terá a chance de atingir o seu ponto evolutivo quantos vezes for necessário e que o planeta só será extinto quando o ultimo homem atingir este ponto de evolução é só ler o livro “A Arte de Curar Pelo Espirito”;
    Theilard de Chardin, chega a afirmar, com outras palavras, a mesma coisa que afirma Joel Goldsmith é só lê o livro “O Fenômeno Humano”.
    O Mestre disse, “Conheceis a Verdade e a Verdade vos libertará”, orá, será que erramos porque queremos? como posso me auto aniquilar se não conheço a verdade ainda por inteiro, então neste caso, erro por inocência, sou uma criança, não está esta frase do Mestre embasando isto que acabei de afirmar?. O Mestre, ao ser, transpassado por uma lança, chicoteado, escarnecido, suplica: “Senhor, perdoa, Eles não sabem o que fazem”, se o Mestre faz esta súplica, então quem sou Eu para afirmar que a Alma pecadora pode se auto-aniquilar?, este tipo de afirmação, ao invés de ajudar, só causa o pessimismo, para finalizar, afirmo, todo ensinamento tendo como base o aniquilamento da Alma, me perdoem, mas não concordo de maneira alguma. Admiro demais o professor Rohden, mas não concordo com esta sua afirmação.

    Airton

    Responder

    • Airton, Rohden afirma que a Essência que está em todo indivíduo é eterna. Mas, a existência pode evoluir ou involuir. Ao involuir o indivíduo pode extinguir como ser humano. Existe a hipótese da metempsicose. Mande-me um email, que lhe envio a aula completa.

      Responder

      • Posted by AIRTON BARROS on 18/12/2012 at 21:02

        Olá Dona Iris,
        Agradecido pela resposta.
        Primeiro que tudo e sem causar polêmica e sem querer ferir a ninguem, quero deixar bem claro que não tenho o professor Rohden como meu mestre e que o tenho apenas como meu orientador, mesmo porque está escrito:
        “Não tenhas a ninguem como teu mestre, mas apenas o Cristo”
        ———————————————————————————————–
        A Senhora não acha que há uma diferença entre afirmar:

        “Eu vim para que os homens não pereçam, mas tenham a vida eterna”.
        e
        “Eu vim para que os homens não pereçam eternamente, mas tenham a vida eterna” ?
        Note que O Mestre Jesus não fala em “perecimento eterno”, mas somente em “perecimento”, a senhora não acha que Ele estava nos alertando para que nos resguardassemos dos conceitos mundanos da vida presente, para que atingissemos o nivel necessário para ascender a uma outra dimensão superior para que não precisassemos voltar novamente a este planeta?
        A Senhora pode até pensar:
        “Mas quem é ele para querer contestar uma afirmação do Professor Rohden”
        Eu lhe responderia que foi lendo o pensamento do Professor Rohden que aprendí que ninguem é o Dono da Verdade Absoluta, pois Jesus, o nazareno nos alertou para não termos a ninguem como Mestre, mas somente o Cristo que habita em cada um de Nós.
        No presente momento não mudo meu conceito sobre este tema,e porque?
        Porque o meu conceito sobre este tema eleva a alma Humana a acreditar e entender que sempre haverá uma nova chance patra todos nós, o meu conceito é um Bem comum a todos, enquanto que a crença no auto-aniquilamento da consciência é uma mal para o coletivo, é um mal para o bem comum.
        Chega para um pecador e afirma para ele que Ele pode se auto-aniquilar, perder a capacidade de consciência?.

        Afirmou o Apostolo Paulo:
        ” E Deus será tudo em Todos”, repito “Deus será tudo em Todos”.
        Quem teve maior experiência espiritual?
        Paulo de Tarso ou o Professor Rohden?
        Quem teve maior experiência espiritual?
        Joel Goldsmith ou o Professor Rohden?
        Quem teve maior experiência espiritual?
        Chardin ou o Professor Rohden?
        Convem acrescentar que ninguem dever ser nem de Paulo, nem de Rohden, nem de Joel nem de Chardin, devemos sim, aceitar aquilo que é lógico e simples, aquilo que é bom para a Alma humana e creio eu que, é aquilo que nos eleva e nos leva a crença do Amor misericordioso do Deus, pois tambem está escrito, “Quem de voçês me fará Crer no mal?”
        ————————————————————————————————
        1 Coríntios 15 (20-28)

        20 Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.

        21 Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.

        22 Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.

        23 Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.

        24 Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força.

        25 Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés.

        26 Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte.

        27 Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que lhe sujeitou todas as coisas.

        28 E, quando todas as coisas lhe estiverem sujeitas, então também o mesmo Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.
        ——————————————————————————————————-
        “Deus é Deus dos Vivos e não dos mortos.”
        “E Deus fez o homem a sua imagem e semelhança”,
        então, logo se Deus é eterno também sou Eterno”.
        Um abraço
        Airton Barros

  2. Posted by Luciene Ortega on 13/12/2012 at 9:12

    Iris;
    Como é bom saber que a resposta desta Eternidade estar dentro de, cada um de nós e não fora reagindo às situações externas. Pois, as mudanças para Eternidade vem das mudanças de atitudes, pensamentos e sentimentos puros e elevados a Deus Pai..Abraço Luciene

    Responder

  3. A alma que temos – pode se dizer assim – é apenas uma pitada do Creador com uma caracteristica do Creador juntamente com espírito e espírito matéria ainda em estado dormente (aguardando oportunidade de se astralizar); Agora, está em nós evoluir ou não (livre-arbítrio), caso quem queira desistir de forma consciente, a Alma na matéria colocada para eternizar… Simplesmente ela não se aniquila (conforme o colega acima entendeu que o Professor Huberto Rohden quiz dizer assim) simplesmente volta tão pura quanto saiu, então, logo o Creador continua nem mais e nem menos do que Ele É.

    Responder

    • Posted by AIRTON BARROS on 18/12/2012 at 21:35

      Caro Vanderley,
      Te pergunto:
      Se voçê não soubesse o que achas que sabes e errasse sem querer porque desconhece o que te faz errar, quantas chances querias tú para recomeçar novamente?
      Te respondo:
      Quantas te fosse necessária para chegar ao acerto!.
      Se um dos teus filhos errasse tentando acertar, quantas chances darias tú a teu filho?
      Te respondo:
      Quantas fossem necessárias até Ele acertar, tu poderias até castiga-lo, mas darias sempre uma nova chance.
      agora afirmo, Se tú que és apenas um Ser humano agirias assim, imagine Deus, o ente Perfeitissímo??

      Achas tú que os homens erram porque querem?
      Não Vanderley, os homens podem até ter consciência dos seus erros, porque todos sabemos o que é o certo e o errado, mas o grande problema é que os homens não sabem porque erram.
      Voltar pura para o seio do Criador, é muito poético isso, mas te pergunto querias tú perder tua capacidade de consciência? ter consciência a Divindade é o melhor sentimento que existe, como diria espinoza, ter o amor intelectual de Deus é ápice da evolução humana. Crer que os outros devem perder sua capacidade de consciência, porque creio eu que sou melhor que eles é muito bom, mas será que estou eu em nível tão superior que posso pensar assim dos outros?, só sei de uma coisa, pensando assim, cai por terra a graça que tem aquela passagem entre Jesus, a adultera e os fariseus.
      Não existe nenhuma escala divina, que messa o nivel de evolução de nenhum de nós, então é melhor ficarmos com a mosca atrás da orelha.

      Desculpa minha sinceridade.
      Airton Barros

      Responder

      • Sobre a reabilitação do ser humano, não há dúvida que é possível. Judas se arrependeu, mas não se reabilitou em vida, pois se suicidou. Mas, sua jornada continuou pela eternidade e Rohden conta a experiência num retiro sobre a reabilitação de Judas. Ele conta isto no livro “Luzes e sombras da Alvorada”. Vale a pena ler.

      • Airton, essa é a terceira tentativa de envio que estou fazendo, pois das outras, perdi tudo que estava escrito pra você, pois quando coloquei para enviar, deu erro no sistema.
        Aqui vai em letra A o que escreveu para mim e em V , o que pude responder. Quase não me sobra tempo para vir ao computador devido as ocupações, sei que isso não é lícito para o espírito que sou, mas já mudei bastante e vou continuar.
        A- Te pergunto:
        Se voçê não soubesse o que achas que sabes e errasse sem querer porque desconhece o que te faz errar, quantas chances querias tú para recomeçar novamente?
        Te respondo:
        Quantas te fosse necessária para chegar ao acerto!.
        Te pergunto:
        Se voçê não soubesse o que achas que sabes e errasse sem querer porque desconhece o que te faz errar, quantas chances querias tú para recomeçar novamente?
        Te respondo:
        Quantas te fosse necessária para chegar ao acerto!.

        V- Airton, eu não sei de nada no sentido que você julga eu saber e muito menos responder por mim o que eu não penso. Agora vai um sentimento meu… Eu não acredito que meu Creador venha pedir algo de mim que não esteja em meus conhecimentos presentiado por Ele mesmo… Lembra a história dos talentos narrada pelo Dono da Verdade.

        A- Se um dos teus filhos errasse tentando acertar, quantas chances darias tú a teu filho?
        Te respondo:
        Quantas fossem necessárias até Ele acertar, tu poderias até castiga-lo, mas darias sempre uma nova chance.
        agora afirmo, Se tú que és apenas um Ser humano agirias assim, imagine Deus, o ente Perfeitissímo??

        V- Vou alterar um pouquinho a sua pergunta para ficar mais complexa…
        SE UM DOS FILHOS SEU CHEGASSE E DISSESSE… Pai, eu te odeio, não o amo mais, “para de pegar em meu pé”, sai de meu caminho porque se não eu retiro você do meu…assim como acontece muito em nossos dias –a tv mostra e jornais relatam- mesmo assim, você continuaria a enfrentá-lo por mais tempo do que já vem? Arriscaria a própria vida mesmo sabendo que outro ou outros filhos ainda em desenvolvimento depende de você? Certamente a possibilidade de ausentar na vida desse filho rebelde seria inevitável, mas isso não significa que o amor por ele fosse diminuir, pelo contrário, precisa de mais ainda, então, dá pra entender que: Mesmo o erro consciente ou não, dá pra crescer com ele (resistência).

        A- Achas tú que os homens erram porque querem?
        V- Alguns sim, outros não. Os do SIM tem seu capricho satânico e os do Não, crescem com o erro.
        A- Não Vanderley, os homens podem até ter consciência dos seus erros, porque todos sabemos o que é o certo e o errado, mas o grande problema é que os homens não sabem porque erram.

        V- A questão de saber o que é certo e errado é relativo, pois o que é certo para mim, pode ser completamente errado para você e um tanto diferente para o outrem, o que conta ao meu ver é: O reconhecimento de certo e errado está no grau da evolução de cada um (coisa que você explicou em texto posteriores de que não existe nenhuma escala Divina que meça o nível de evolução espiritual) então você vai ter que me convencer que posso eu, na humilde existência que sou, – ter a possibilidade de subir em minha evolução espiritual – já pisando no décimo terceiro degrau em diante.

        A- Voltar pura para o seio do Criador, é muito poético isso,

        V- Quando me referi… Voltar pura para o seio do CREADOR não estou falando de mim – quem sou eu – falo da anima que da vitalidade para o espírito que sou – alma, é ela que volta – ; Espírito é a imagem e a alma é a semelhança. É a Semelhança que retorna ao seu Creador, pura do jeito que saiu, isso caracteriza bem a constituição do livre arbítrio. Deus dá a chance até pra gente ser inimigo D’ele.

        A – mas te pergunto querias tú perder tua capacidade de consciência?

        V- Responder sim ou não, seria infantil demais, tenho a oportunidade de compartilhar contigo o que penso em consequência do sim… Estaria eu em plena trevas, pois afugentarei a Anima, a Alma, a Luz em mim, e isso graças ao livre arbítrio concedido pelo nosso CREADOR.

        A- ter consciência a Divindade é o melhor sentimento que existe, como diria espinoza, ter o amor intelectual de Deus é ápice da evolução humana.
        Você quis dizer… Ter consciência DA Divindade… Espinoza escreveu
        Assim, certamente ele descobriu a maravilhosa permuta que
        conseguiu fazer ao trocar: Quem sou eu por QUE SOU EU. (que sou eu realizado ou semi-realizado é ápice, grau máximo da evolução intelectual dando, abrindo horizonte para a razão intuitiva, ou, a alvorada do Reino de Deus dentro do homem, falo do despertar.

        A- Crer que os outros devem perder sua capacidade de consciência, porque creio eu que sou melhor que eles é muito bom, mas será que estou eu em nível tão superior que posso pensar assim dos outros?,
        V- Caro amigo, não tenho sentimento de ser melhor que ninguém, mesmo porque, mal dou conta de mim, quantos ontens que fui melhor e bem melhor do que no hoje sou comigo, já tive experiências fantásticas através de longas meditações, nem por isso me faz ter tal sentimento.

        A- só sei de uma coisa, pensando assim, cai por terra a graça que tem aquela passagem entre Jesus, a adultera e os fariseus.

        V- Airton, vou falar de sua citação acima com relação ao exemplo de Jesus … A adultera e os fariseus. O que penso é o seguinte: Só Deus pode e sabe perdoar, nós os humanos estamos muito longe de ter tal poder e força, pois, o que você pensa sobre um fato real jornalístico…
        Um cidadão de boa índole, é surpreendido por um bandido onde o mesmo comete assassinato de forma cruel a vista de todos com um de seus familiares e de repente alguém pergunta… Você o perdoa? Sim, e dali a algum tempo o caso vem a se repetir, será que irá até 70X7 perdoando ou logo na primeira etapa já se tem uma idéia ao contrário. Penso comigo que o poder de perdoar é muito mais difícil de conseguir a que trabalhar o nosso interior para que não manifeste o sentimento de culpa – ódio, raiva, etc… – em nós, seria mais ou menos o caminho que Mahatma Gandhi percorreu – chegar ao ponto de não perdoar,( mesmo o cidadão que atirou de forma fria em seu corpo), porque ele não se sentia ofendido, por isso é que não pode perdoar, perdão é pra lugar onde esteja ofença ou algo parecido

        A- Não existe nenhuma escala divina, que messa o nivel de evolução de nenhum de nós, então é melhor ficarmos com a mosca atrás da orelha.
        Desculpa minha sinceridade.
        Airton Barros
        V- Conforme já dei meu ponto de vista acima, não existe uma evolução a começar do 10, vamos começar primeiramente conscientizando fatos, para depois adquirirmos valores.
        Fatos = 0 Valores = 1
        Valores não se adquiri com inteligência, mas sim com a razão.
        Ninguém pode confundir Inteligência com Razão. Isso trava a evolução. Sendo assim, não precisamos mais preocupar com a mosca atrás da orelha.

        O.B.S. Sr. Airton, caso queira continuar a trocar algumas ideias sobre esse ou outro assunto, gostaria que fosse através de e-mail, pois o blog da Dona Iris (Memorias de Rohden) pode ficar muito carregado, não estou falando da essência do assunto mais sim dos caracteres digitados. Boa Noite.

  4. Segundo Rohden a Essência Divina presente em todas as pessoas não se aniquila. Mas o indivíduo involui. Veja a parábola dos talentos, o servo mau e preguiçoso que não multiplicou o seu talento. Involuiu.

    Responder

    • Dona Íris, a evolução e involução, o barulho e o silêncio físico, o pensar e o não pensar mental, o desejar e o não desejar espiritual… Que belo presente que o Creador nos dá, o complicado é intuir na sequência esses valiosos silêncios. Um grande abraço e um momento especial com o renacer em espírito juntamente com o Dono dele. Shalom.

      Responder

  5. Faz tanto tempo… O Sr.Airton certamente esteja em outros compromissos e por isso é que não apareceu aqui para responder o que tanto demonstrava saber sobre o que pensara e que respondi e fiquei sem resposta, porque será? O silêncio faz compreender o que desejamos. Boa noite.

    Responder

  6. Eu fico tão feliz Dona Íris, em saber que me compreendes mesmo na minha miséria ao agrupar palavras para espressar o que dentro de mim acredito e permito que esteja, e, sem contar com a gramática que é outro problema, e de certa forma, alguém enxerga pra além delas, isso me facilita em muito. Abraço Fraterno, Shalom.

    Responder

OBRIGADA A TODOS QUE VISITAM, LEEM E COMENTAM ESTE BLOG.

