“Ó FELIX CULPA”

(Do livro: “Em Espírito e Verdade” de Huberto Rohden)

            Estava Maria ao pé do sepulcro, do lado de fora, a chorar. E, enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do sepulcro — e viu dois anjos em alvejantes vestes, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. Disseram-lhe “Por que choras, senhora?”

            Respondeu ela: “É que tiraram o meu Senhor, e não sei onde o puseram”. A estas palavras voltou-se e viu, em pé, a Jesus, mas não sabia que era Jesus.

                “Senhora — disse-lhe Jesus — por que choras? A quem procuras?”

                Ela, cuidando que fosse o jardineiro, disse-lhe: “Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste; e eu o levarei”.

                Disse-lhe Jesus: “Maria”.

                Voltou-se ela e disse-lhe em hebraico: “Rabboni!” — que quer dizer: Mestre.

                Tornou-lhe Jesus: “Não me segures, porque ainda não subi para meu Pai: mas vai ter com meus irmãos e dize-lhes que subirei para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus”.

                Foi Maria Madalena e noticiou aos discípulos: “Vi o Senhor; ele me disse isto”.

(Jo 20, 11 ss)

          Madalena, a ex-pecadora, a ex-“possessa de sete demônios”; Madalena, a penitente, a intensa chama de amor — Madalena é a primeira alma que merece um aparecimento do Crucificado redivivo; é a feliz discípula incumbida pelo Mestre de levar aos apóstolos a alvissareira mensagem da ressurreição…

            Oh! Culpa feliz, que tão grande perdão mereceste!…

            Morreu para sempre o pecado — vive para sempre o amor…

            Como o filho pródigo, conheceu Madalena a árvore do conhecimento do bem e do mal — e sacrificou o reino do mundo pelo reino de Deus.

            Imortal como a própria alma é o amor — e Deus é amor.

One response to this post.

  1. Posted by Sérgio Cavalini on 11/04/2012 at 21:34

    Nas palavras de Rohden em “De Alma para Alma”:

    ” Não existe um ontem tão pecador que o hoje do amor não transforme num amanhã de infinita pureza e santidade.”

    Responder

OBRIGADA A TODOS QUE VISITAM, LEEM E COMENTAM ESTE BLOG.

