OUTONO

Íris Helena Gomes

Equinócio de outono no hemisfério sul. O sol alinha-se ao Equador e vai em direção ao norte, aquecendo nossos irmãos do norte que enfrentaram rigoroso inverno. Lá os campos renascem verdes e floridos. É primavera.

Aqui o clima é ameno, a natureza pródiga frutifica. Ainda é cedo para as folhas amarelarem e caírem. Os frutos que eram verdes, agora amadurecem e alimentam os pássaros e toda fauna vegetariana.

É tempo de colheita da maioria de nossos frutos. Que prazer poder apanhar no pé as saborosas jabuticabas, goiabas, laranjas, mamões, abacates, caquis, ameixas… Que variedade de formas e sabores!  Todos frescos e saudáveis!

Como é bom compartilhar com os pássaros na mesa generosa da boa árvore! Que labor silencioso e quieto, para produzir o vivo manjar!  No sossego, ao relento, não usou utensílio, não bateu ovos, não misturou ingredientes, não assou, não cozinhou. Apenas esperou que a sabedoria divina agisse através dela. Sabedoria em forma de luz solar, água caída das nuvens e infiltrada no solo rico em nutrientes… E ainda o ar indispensável para a fotossíntese.

A mágica alquimia aconteceu sem propaganda, sem barulho, sem inquietude! É fantástico! É o verdadeiro show da vida.

No ciclo da estação a mãe terra faz sua doação.  Os frutos, uma vez separados das sementes no processo da ingestão e digestão, terminam seu papel.  Agora é a vez da semente, que carrega todo potencial para a sobrevivência da espécie. Ela deve, ou deveria formar uma nova árvore. No ato de doação, a planta mãe recebe a possibilidade da prole.

Se não colher, os frutos maduros se desprendem e tombam ao chão. As folhas de outono já velhas e amareladas caem.  A árvore se prepara para o sono de três meses de inverno.

A palavra latina “vegetus” de que derivamos “vegetal”, quer dizer “ forte”, “sadio”. Sadios e fortes também são os homens e mulheres que se harmonizam com a Natureza Divina.

Retorno aqui ao pensamento de Einstein que já citei:

            “O que eu vejo na natureza é uma magnífica estrutura que só conseguimos entender com muita imperfeição, mas que pode satisfazer a uma pessoa com sentimento de humildade”.

OBRIGADA A TODOS QUE VISITAM, LEEM E COMENTAM ESTE BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: