APRESENTAÇÃO

 

 

Eu, Íris Helena Gomes me apresento aos amigos internautas como a organizadora deste site dedicado à Memória Rohden.

            Ao completar 70 anos na última primavera, vesti-me de festa para o encontro familiar anual com meus irmãos em Tanabi, Estado de São Paulo. São três membros da família que comemoram aniversário juntos. Eu e o primogênito no mesmo dia.

            É motivo de alegria chegar a esta idade, ainda com a flor da espiritualidade desabrochando e conservando certo vigor para revitalizar esta flor cada vez mais. Afinal, o que são 70 anos diante da eternidade? Brigo um pouco com meu físico para não decair com os anos. Tento melhorar a aparência. Vou à luta.

             Nesta fase de maturidade existencial só posso agradecer à Providência Divina pelas coisas boas da vida. Dos tropeços e dificuldades tenho a certeza de terem sido veículos de aprendizagem e crescimento espiritual.

            Somos cinco irmãos criados juntos e que foram separados na fase adulta a fim de caminhar com suas próprias pernas. A minha boa estrela guiou-me para São Paulo à procura de não sei dizer o quê. Só sei que um dia cruzou meu destino certo filósofo chamado Huberto Rohden que me indicou uma nova perspectiva de vida. Passei a viver sabendo por quê. A ave migratória de minha alma ancorou num porto seguro. Não importa a loucura de habitar uma grande metrópole, com poucos amigos e longe do ninho de meus pais.

           As indagações que vagavam minha mente desde a meninice e se confundiram com as influências estudantis da época de 60, se esclareceram enfim. Foi como num piscar de olhos, quando me deparei numa plateia de umas 100 pessoas, ouvindo quem? Ele mesmo, o filósofo e educador a quem dedico estas páginas. Foi no auditório do antigo jornal Shopping News. Rohden parecia adivinhar meus pensamentos. Será que falava para mim e respondia com clareza minhas dúvidas?  

            Tinha eu 25 anos. Tinha abandonado a faculdade estadual de São José do Rio Preto; e agora ganho um simbólico certificado pela assiduidade ao ciclo de um curso ministrado por um livre pensador. Um semestre de palestras, uma por semana, sobre yoga integral que o jornal organizou, bastou para dar rumo à minha vida. Procurei em vão encontrar uma universidade que ministrasse aulas de tão alto teor filosófico. Por que as grandes verdades são guardadas a sete chaves e poucos podem encontrá-la? Quem sabe um dia…

             A todos que buscam a grande Alvorada do Ser, deixo aqui alguns trechos de minha experiência, sempre inspiradas em Rohden. Que eles ajudem a todos nós em nossa caminhada!

            Obrigada por ancorar neste porto!

             Íris Helena Gomes

 

4 responses to this post.

  1. Posted by wilson josé on 31/08/2011 at 9:27

    Íris, você é um amor de gente!
    Muito linda sua trajetória de vida!
    Muito lindo seu trabalho de divulgação!

    Muito lindo…você!

    Responder

    • Obrigada Wilson! Cada pessoa faz a sua trajetória rumo a um ponto comum. Já que você acessou, leu e entendeu meu blog, já tem algo em comum com a gente. Faz parte de nossa caminhada.

      Responder

  2. Posted by Vera Lucia Chiara on 02/10/2011 at 15:30

    Que beleza de experiência de vida! Parabéns! Também está próxima a primavera em que farei 70 anos, em setembro de 2014. Espero viver até lá para progredir neste caminho que optamos. Muita Paz!

    Responder

  3. Vera, haveremos de viver até lá. Temos muito o que realizar!

    Responder

OBRIGADA A TODOS QUE VISITAM, LEEM E COMENTAM ESTE BLOG.

