SOBRE O PROJETO DE CONSTRUÇÃO DO MEMORIAL HUBERTO ROHDEN EM SÃO LUDGERO.

EX ALUNA DE ROHDEN VISITA SL e deixa material histórico aos cuidados de Simoni Bruning

(Nota da Prefeitura de São Ludgero – antigo subdistrito de Braço do Norte- SC – cidade natal do filósofo)

 Há algum tempo Simoni Brüning vem se dedicando e lendo as obras de Rohden. Movida por essa paixão conheceu Silvia Rohden, natural do estado do Paraná e a ex-aluna do filósofo Iris Helena Gomes, de São Paulo. Ambas estiveram visitando São Ludgero no dia 24 deste mês (março de 2010), quarta-feira, com o objetivo de conhecer as origens de Rohden. Na oportunidade se reuniram com o vice-prefeito Cláudio Becker, onde Iris apresentou todo seu acervo pessoal enquanto aluna. O material áudio visual deixado pela ex-aluna de Huberto, contém gravações originais em fitas k7 e atualmente digitalizadas como aulas, palestras, conferências, aulas de meditação e documentos da Instituição Alvorada, fundada nos anos 1950 em SP. Ela ainda salientou a importância deste material deixado por Rohden, a quem qualificou como um nome ímpar da filosofia mundial. Sabendo do projeto da construção do memorial, deixou clara a intenção de manter a memória de Rohden viva na cidade onde nasceu.
Assim confiou todo seu acervo pessoal aos cuidados de Simoni Bruning, ficando como “curadora” e, incumbida de zelar e divulgar sua história. Para Simoni, conhecer Iris foi uma experiência enriquecedora: “Os olhos desta senhora de 69 anos brilhavam ao conhecer as origens e os lugares que marcaram a vida de Rohden. “Ela me contou particularidades de quem conheceu e conviveu de perto com o grande pensador”, revela Brüning. Identifico-me com uma frase do filósofo proferida em retiro espiritual no Santuário do Silêncio (ASHRAM de Jundiaí) e que serve de estímulo para que o município se empenhe na concretização do Memorial Huberto Rohden: ‘As coisas difíceis são para os heróis”, conclui.

 

 

 

 

  

Nota:Nesta oportunidade fomos recebidos por membros da família Rohden. A sobrinha Lídia, o casal de sobrinhos-netos Janir e Iva, e a simpática sobrinha-bisneta Simoni Bruning. (Belos olhos azuis!)

Silvia Rohden de São José dos Pinhais – Paraná, integra o grande clã Mathias Rohden (bisavô do nosso filósofo)

Vejam as fotos:

 

  

 

 

 

Conhecemos o local de nascimento de Huberto Rohden:

 

 

 

  

Esta é uma réplica da casa onde nasceu Rohden. Ficava no local da casinha amarela da foto acima.

 

 

 

                   

 

9 responses to this post.

  1. Posted by hulio azi campos on 08/04/2011 at 11:49

    Conhecí ROHDEN recentemente, por concessão Divina, ao compulsar livros espiritualistas, filosofais e religiosos em um sebo em Guaraparí-ES, onde tenho um recanto de veraneio, morando em Vitória-ES. A primeira obra do Autor foi Paulo de Tarso que me deixou apaixonado pela riqueza descritiva histórica, que conhecia de outros autores e da própria Bíblia, além da vastíssima riqueza literária d ónde eflui um manancial inesgotável de sapiência da lingua portuguesa, que só encontrei em Augusto dos Anjos e Francisco Cândiso Xavier, verbi gratia, e outros poucos. Hoje decorridos cerca de quarenta dias já lí dez (10)obras dele e comprei um total 26 livros. Passo as horas esperando pelo mergulho diário que dou no infinito ao abrir as páginas de Huberto Rohden, e doranvante, estarei submergido nesse mar sem fim, onde a religião se transforma em poesia mística,onde o dever ético se transforma em delicioso prazer de viver, e, espero, que esse banho de purificação da alma continue até o fim dos meus dias nessa etapa da eternidade. Permita Deus que o Professor Huberto use de sua Luz para mostrar novos caminhos a outros que buscam por respostas como eu buscava e que agora, afirmo, já encontrei. Vitória, ES 08 de Abril de 2011. Húlio Azi Campos-27-33240661

    Responder

  2. Amigo Húlio,
    É uma grande alegria para mim saber que este meu sítio virtual encontra eco em almas como a sua. Com certeza você encontrou uma grande pérola no mar deste mundo através dos livros de Rohden. E deve se banhar sempre neste mar até o fim dos seus dias… e não parar aí, pois a eternidade não tem fim. Você já começou uma jornada infinita.
    Contate-me por email que tenho mais surpresas para oferecer.
    Um grande abraço, irmão!

    Responder

  3. Posted by mirella rohden on 13/10/2011 at 21:26

    legal

    Responder

  4. Posted by paulo sergio antonio de oliveira on 02/02/2012 at 16:10

    Tao Te King tantos anos lidos, livro de cabeceira e nada sei, foi onde conheci o Professor H.Rhoden.
    Rescentemente descobri e fiz dowload de todas suas palestras, onde venho escutando, escrevendo, estudando, refletindo me esforçando e aprendendo sobre os conhecimento do professor em suas palestras.
    Confesso que me sinto lisonjeado e privilegiado em saborear os conhecimentos do Professor gravados em palestras, bem como em seus livros.
    Agradeço muito.
    Ele tem sido meu professor e orientador.
    Abraço carinhoso aqueles que tem mantido seu trabalho na divulgação.
    Que a luz do creador esteja sempre iluminado essas pessoas.

    Responder

  5. Íris!!! Como isto tudo é de 2010 e eu nem conhecia! E agora com o facebook que se propõe a criar a História de Huberto Rohden em fotos, vamos
    incluí-las! É claro que o blog, a fonte original, será citada. Como aluna do Prof Huberto Rohdem incluída no Grupo da Alvorada do Rio de Janeiro e ainda como aluna da década de 60, no Rio de Janeiro, Clube Naval, louvo seu magnífico trabalho!! PARABÉNS! NAMASTÊ!!

    Responder

  6. Desculpe o erro na ortografia HUBERTO ROHDEN, Como desculpa, digo que fui pega de surpresa com tanta informação que buscava há tempos! Paz! Namastê!

    Responder

  7. Bom eu cheguei Ao filósofo através do seu livro a mensagem viva do Cristo ( o Novo Testamento) e apesar de estudar o evangelho juntamente com a Bíblia de Jerusalém e já ter estudado Pietro Ubaldi, encontrei o elo que me faltava para o entendimento de muitas questões.

    Responder

OBRIGADA A TODOS QUE VISITAM, LEEM E COMENTAM ESTE BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: