Construção do Santuário do Silêncio

 

 

Construção do Santuário do Silêncio – para meditação, na Casa de Retiro Betânia (Ashram de Jundiaí).  Este trabalho foi todo artesanal. As pedras brutas transportadas da pedreira por caminhão foram quebradas uma a uma à mão.

 

 

“As coisas difíceis são para os heróis”

Huberto Rohden

 

 

 Quando nós íamos construir este santuário aqui, todo de pedra e granito, no ano 72 e 73, andei procurando um pedreiro que fizesse isso. Eu tinha feito a planta toda no papel, mas estava só no papel. Ninguém queria construir este santuário porque é feito de pedra bruta. Todas as pedras são desiguais. Os pedreiros me diziam: “Não é possível, todas as pedras desiguais…” por nenhum preço do mundo queriam aceitar.

Finalmente, um pobre japonês que eu conhecia, que vinha lá de Minas Gerais e tinha sido empregado do sitio… – eu disse a ele: “Escute, você que entende um pouco de pedreiro, estou procurando alguém para fazer isto”. Ele disse: “isto é horrivelmente difícil, por isto é que eu vou fazer”.

Que coisa estranha! Os outros diziam: “isto é muito difícil, por isso eu não vou fazer”. Finalmente eu encontrei um que destoava de todos e disse: “É muito difícil, eu sei… por isto mesmo é que eu vou fazer”.

Ele com o filho dele de 14 anos fizeram isto aqui em um ano e meio. Eu dirigindo, mas eles fazendo.

Todo mundo que vem aqui diz: “como é que se pode fazer isto? Uma cúpula toda de pedra – isto não vai cair em cima da gente?” Eu digo: “Não, não…, está bem seguro”. E as paredes com pedras todas desiguais…– e debaixo da terra nós temos um alicerce de 2 metros – também todo de granito. 2 metros para dentro da terra!… Tem 45 colunas de cimento armado apoiando.

Este herói diz: “as coisas fáceis são para os covardes, mas as coisas difíceis são para os heróis”.

 

(texto extraído de uma gravação realizada durante retiro espiritual)

 

OBRIGADA A TODOS QUE VISITAM, LEEM E COMENTAM ESTE BLOG.

